Pr. David Silva

Pr. David Silva

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bem Aventurados os Limpos de Coração

Bem Aventurados os Limpos de Coração – Mt. 5.8.

Leb é palavra hebraica para coração e aparece na Bíblia entre 835 a 870 vezes, a depender da tradução e, geralmente, o define como sendo o coração o Centro da Vida humana; embora a sociedade hodierna geralmente considerar que o cérebro é o centro diretor da atividade humana.

O sábio Salomão disse que o bem mais precioso que o homem pode possuir é o coração: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." Pv 4.23.

Para a medicina o coração é o órgão responsável pela circulação sanguínea e consequentemente pela vida humana. Já para os poetas e para os apaixonados é o centro das paixões. E para a medicina chinesa é o Imperador dos órgãos.

Biblicamente falando, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição.
O Senhor Jesus nos deixou uma visão claríssima sobre o que pode se esconder dentro um coração, como no capítulo sete do Evangelho de Marcos:
20 E prosseguiu: O que sai do homem, isso é que o contamina.

21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos:

a. As prostituições,

b. Os furtos,

c. Os homicídios,

d. Os adultérios,

e. A cobiça,

f. As maldades,

g. O dolo,

h. A libertinagem,

i. A inveja, a blasfêmia,

j. A soberba,

k. A insensatez;

Todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. (Mc 7.20-23).

Nesse texto Jesus não estava dizendo que as pessoas poderiam ou deveriam ser anti-higiênicas, não! Ele está usando uma situação material, física, para ilustrar a realidade espiritual.
Quando uma pessoa come um pão ou qualquer outro produto feito de massa e isso lhe causa uma azia, por exemplo, o problema não estava no alimento mas no seu estômago. Talvez a pessoa possa ter uma gastrite ou coisa do gênero e a massa só provocou uma reação a tal produto.

Em síntese, quando uma pessoa é contrariada por outra abre a sua boca e descarrega todo tipo de sujeira em forma de agressão verbal em cima daquela pessoa, é porque dentro dela estava armazenada toda aquela imundícia.
Pois a boca só fala do que o coração está cheio. Algumas até dizem que foi a gota que trasbordou o copo.

O Coração é exerce um privilégio muito grande sobre a vida humana. Se retirarmos algumas letras deste substantivo tão influente no corpo humano poderemos perceber o quanto ele pode decidir a nossa vida:
CORAÇÃO - retirando-se a letra C, fica a palavra Oração. Oração é o meio de comunicação com o nosso criador (Deus). É um elemento de vital importância para a saúde espiritual. Devemos orar com humildade e paciência para agradecer a Deus todos os bens recebidos, bem como para solicitar algum auxilio pessoal ou coletivo.

ORAÇÃO - retirando-se a letra O, fica a palavra Ração. Ração representa o nosso alimento e os nutrientes essenciais para a vida. Devemos selecionar inteligentemente os alimentos necessários para uma existência com mais Qualidade de Vida e Saúde (Espiritual?)

RAÇÃO - retirando-se a letra R, fica a palavra Ação. Ação representa as nossas atitudes e comportamentos perante a vida. Devemos ter atitudes positivas, construtivas e cooperativas com a nossa vida e a de nossos semelhantes.

AÇÃO - retirando-se a letra A e o cedilha, fica a palavra Cão. Cão é o representante do mundo dos animais irracionais, portanto se as minhas atitudes não forem compatíveis com os quatro primeiros itens, então a minha vida não será nada mais do que um mundo animal e irracional (c.

Pense nisso, analise a sua vida e veja onde se enquadra o seu estilo de vida.

Você está se comportando como um racional ou irracional? (Rm.12.1-3)

Sendo ele o centro do intelecto, nele as pessoas podem:
a. Saber as coisas – Dt 8.5:“Saberás, pois, no teu coração que, como um homem corrige a seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus”

b. Orar (1Sm 1.12,13),

c. Meditar – Sl 19.14:Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!

d. Esconder ou guardar – “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” (Sl 119.11)

e. Maquinar males – Sl 140.2: os quais maquinam maldades no coração; estão sempre projetando guerras

f. Pensar – Mc 2.8:Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações?


g. Duvidar - Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. (Mc 11.23).
h.

i. Gurdar: Lc 2.19: Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração.

j. Creem para a salvação no coração (Rm 10.9).

Todas essas ações do coração são primordialmente fatos a envolver a mente. Portanto, ter um coração puro é ter uma mente limpa. E Só quem tem uma mente limpa poderá ver a Deus.
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. IS. (26.3)

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Fl. 4: 7)

CONCLUSÃO:

Se ter um coração puro é ter uma mente limpa, o segredo de se manter uma mente limpa é seguir a receita do apóstolo Paulo: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fl.4.8).

Nenhum comentário: