Pr. David Silva

Pr. David Silva

quinta-feira, 20 de março de 2008

A ORIGEM PAGÃ DO OVO DE PÁSCOA


A Páscoa pagã é uma data móvel que usa a prática comum da astrologia; é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua nova após Ostara.


A origem do costume de dar ovos de Páscoa perde-se no tempo. Há relatos ancestrais desse costume no oriente e no ocidente. Os primeiros ovos presenteados foram os de galinha e ganso, ou outras aves disponíveis no local. Alguns estudos relatam o culto à divindade anglo-saxã Ostera (Eostre), pelos germânicos da Alsácia e da Renânia, Alta e Palatinado, onde aquela apareceria segurando um ovo e observando um coelho. Ovos e coelhos sempre foram associados à fertilidade, cultuada pelos primitivos nos rituais dos equinócios – no hemisfério norte. Os judeus comemoram o Pessah, entre 15 e 22 do mês de Nissã (março/abril), festejando a saída do Egito. (http://pauloheuser.blogspot.com/2007/04/ovo-no-20.html)


Essa data também não tem absolutamente nada que ver com a Páscoa judaica e nem com a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! Em vez disso, esse dia na tradição pagã celebra o retorno de Semíramis em sua forma reencarnada da deusa da primavera. Os pagãos até mesmo têm um equivalente para a sexta-feira santa! É a "Sexta da Páscoa", e tem historicamente sido alocada na terceira lua cheia a partir do início do ano. Desde a associação da Páscoa pagã com a ressurreição de Jesus, a sexta-feira santa é fixada permanentemente na sexta-feira anterior à Páscoa.



A Páscoa pagã [Easter] está imersa nos mistérios babilônios, o mais maligno sistema idolátra já inventado por Satanás! Em todas as Escrituras proféticas, vemos Deus declarar seu julgamento final sobre a ímpia Babilônia!


A deusa babilônia Ishtar é aquela a quem a Páscoa [Easter] se refere (Pagan Traditions of Holidays, pg 9); na realidade, ela era Semíramis, mulher de Ninrode e a verdadeira fundadora dos mistérios satânicos babilônios. Depois da morte de Ninrode, Semíramis criou a lenda de que ele era na realidade seu filho divino, que nasceu quando ela ainda era virgem. Semíramis é considerada co-fundadora com Ninrode de todas as religiões ocultistas.



A Páscoa pagã






[Easter, em inglês] - o Dia de Ishtar - é celebrada amplamente em várias culturas e religiões do mundo.





1. Babilônia - Ishtar (Easter), também chamada Deusa da Lua
2. Católicos - Virgem Maria (Rainha dos Céus)
3. Chineses - Shingmoo
4. Druidas - Virgo Paritura
5. Egito - Ísis
6. Efésios pagãos - Diana
7. Etruscos - Nutria
8. Alemães (antigos) - Herta
9. Gregos - Afrodite / Ceres
10. Índia - Isi / Indrani
11. Judeus apóstatas antigos - Astarte (Rainha dos Céus)
12. Krishna - Devaki
13. Roma - Vênus / Fortuna
14. Escandinavos - Disa
15. Sumérios - Nana ("America's Occult Holidays", Doc Marquis and Sam Pollard. pg 13)



Os babilônios celebravam o dia como o retorno de Ishtar (Easter), a deusa da Primavera. Esse dia celebrava o renascimento, ou reencarnação, da Natureza e da deusa da Natureza. De acordo com a lenda babilônia, um grande ovo caiu dos céus no rio Eufrates e a deusa Ishtar (Easter) eclodiu de dentro dele. Mais tarde, surgiu uma versão que incluía um ninho, em que o ovo pôde ser incubado até eclodir. Um cesto de palha ou vime era produzido para colocar o ovo da Páscoa [o ovo de Isthar].



A Procura do Ovo de Páscoa Escondido foi criada porque, se alguém encontrasse o ovo enquanto a deusa estava "renascendo", ela concederia uma benção especial ao felizardo! Como essa era uma festividade alegre da primavera, os ovos eram pintados com as brilhantes cores da primavera. [Ibidem]


O Coelho da Páscoa


"O totem da deusa, a lua-lebre, punha ovos para as crianças comportadas comerem... a lebre da Páscoa era a forma como os celtas imaginavam a superfície da lua cheia..." (Pagan Traditions of Holidays, pg 10). Não precisa me dizer que as lebres não botam ovos, porque sei isso muito bem; estamos lidando com uma lenda aqui, e com uma lenda ocultista. Tradicionalmente, essas lendas brincam com os fatos reais.


Assim, "Easter" - Eostre ou Ishtar - era uma deusa da fertilidade. Visto que o coelho é uma criatura que procria rapidamente, simbolizava o ato sexual; o ovo simbolizava "nascimento" e "renovação". Juntos, o coelho da Páscoa e o ovo de Páscoa simbolizam o ato sexual e o que nasceu deles, Semíramis e Tamuz.


Assim, é realmente uma questão espiritual muito séria quando as igrejas cristãs incorporam os "Ovos da Ressurreição" como parte da celebração da Páscoa. Na melhor das hipóteses, essas igrejas estão confundindo as mentes de suas preciosas crianças, obscurecendo a linha divisória entre os símbolos pagãos e seus significados e o significado cristão do Dia da Ressurreição. As crianças que participam dos "Ovos da Ressurreição" na igreja serão condicionadas mais tarde em suas vidas a aceitarem a tradição pagã que revolve em torno dos mesmos símbolos.


No pior caso, a igreja que participa na tradição da Páscoa pagã promovendo os "Ovos da Ressurreição" e talvez uma Procura ao Ovo de Páscoa Escondido, é culpada de combinar o cristianismo com o paganismo, um coquetel letal que o Senhor Jesus rejeitará! Lembre-se de nosso verso-chave:



"Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei, e eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." [Efésios 6:17-18]



Se sua igreja usa os "Ovos da Ressurreição", você deve considerar desligar-se dela imediatamente; se o pastor titular é liberal o suficiente para permitir os "Ovos da Ressurreição" na celebração do Dia da Ressurreição, então provavelmente também é liberal nas doutrinas e na teologia, mas pode não ser o suficiente para você perceber isso.



Outros Ingredientes Pagãos



Oferendas de Páscoa - São derivadas da tradição em que os sacerdotes e sacerdotisas traziam oferendas para os templos pagãos para a deusa da primavera, Isthar. Eles traziam flores frescas da primavera e doces para colocar no altar do ídolo da deusa que adoravam. Eles também assavam um bolo de passas, decorando-o com cruzes para simbolizar a cruz de Wotan, ou algum outro deus pagão; essas cruzes não eram originalmente a cruz de Jesus Cristo. Esse é outro caso em que Satanás falsificou uma tradição pagã que poderia mais tarde ser passada como "cristã" em uma igreja seriamente comprometida com a sincretização.



De fato, o primeiro caso de Bolo de Frutas Secas pode ser rastreado até cerca de 1500 AC, até Cecrops, o fundador de Atenas (Marquis, pg 18). Nas celebrações do Velho Testamento no Israel apóstata, vemos mulheres iritando a Deus porque assavam esses bolos para oferecê-los em adoração à Rainha dos Céus [Jeremias 44:17-18 e Oséias 3:1]. A nota de rodapé para esse título "Rainha dos Céus" no Amplified Bible Commentary diz: "Uma deusa da fertilidade, provavelmente o título babilônio para Ishtar. Ela é identificada com o planeta Vênus.



As oferendas para essa deusa incluíam bolos feitos na forma de uma estrela". Mais tarde os pagãos usaram não só a forma da estrela Pentalfa como também o bolo de frutas secas.


Outra oferenda popular a Isthar eram as roupas novas, feitas ou compradas! Os sacerdotes usavam seus melhores trajes, enquanto as virgens vestais usavam vestidos brancos novos. Elas também usavam algo para cobrir as cabeças, como chapéus de palha ou toucas de tecido e muitas se adornavam com grinaldas de flores da primavera. Elas carregavam cestos de vime cheios de doces e alimentos para oferecerem aos deuses pagãos.


Serviços de Páscoa ao nascer do sol - Eram iniciados pelos sacerdotes que serviam à deusa babilônia Ishtar para simbolicamente apressar a reencarnação de Ishtar/Easter. Uma vez mais, vemos como Satanás sabia que a ressurreição de Jesus da sepultura seria descoberta nas primeiras horas do nascer do sol, e que a igreja cristã quereria realizar serviços religiosos cedo de manhã para celebrar. Satanás e seus demônios sabiam e acreditavam na Palavra de Deus e em suas profecias literalmente, e foi-lhes concedido um certo conhecimento prévio.


Exatamente como Satanás falsificou o nascimento divino de um menino de uma mãe virgem mais de mil anos antes de Jesus realmente nascer, assim também falsificou o serviço de adoração bem cedo de manhã, ao nascer do sol.

(Reeditado)

quarta-feira, 19 de março de 2008

A VERDADE SOBRE A PÁSCOA


A Páscoa é a maior de todas as festas da cristandade! Mas sua verdade tem sido escondida durante séculos.

"Assim pois comereis: ...esta é a Páscoa do Senhor. ...E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor: em todas as vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." Êxodo 12:14.

Quando Roma dominou o mundo, autoridades do clero iam às feiras livres para ver quem comprava ervas amargas nos dias da Páscoa, para sentenciá-los à morte nas fogueiras da chamada "Santa Inquisição", por serem tidos como judeus, por estarem cumprindo a ordem de Deus de celebrar a Páscoa. Isso causou tal pânico ao povo, que quase todos os cristãos deixaram de comemorar de maneira devida, essa tão importante festa cristã.

Foram criadas dezenas de festas e essa que foi instituída pelo próprio Deus, tem sido deixada de lado e pior que isso, tem sido tratada como uma festa pagã, onde toda atenção se volta para um coelhinho e ovos de chocolate, desviando assim, o objetivo da verdadeira Páscoa.

A páscoa é a comemoração da libertação do povo de Deus de mais de dois séculos de escravidão no Egito, há cerca de 3300 anos atrás. A história da servidão e do sofrimento crescente do povo e a missão confiada por Deus a Moisés e seu irmão Arão, seus infatigáveis esforços, a resistência teimosa de Faraó e os grandes feitos de Deus, mandando as pragas sobre o Egito e a casa de Faraó, abrindo o Mar vermelho, para libertar o seu povo, é registrado no livro de Êxodo nos capítulos de 1 a 15.

Depois de tanto sofrimento e uma tão longa espera, chegou finalmente a hora da libertação. Motivo de festa para o povo de Deus que deveria comemorar com um cordeiro, pães ázimos ( pães sem fermento) e ervas amargas. Foi também um dia de tristeza para os inimigos de Deus, pois o anjo da morte estava passando e todos os primogênitos que não tivessem na verga da porta de sua casa o sangue do cordeiro, deveria morrer. Disse Deus:

"E Eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde homens até animais e sobre todos os deuses do Egito farei juízos: Eu o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando Eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória e celebra-lo-eis por festa ao Senhor..." Êxodo 12:12 a 14.

As ervas amargas representavam o sofrimento e a escravidão que tiveram no Egito, os pães ázimos ( sem fermento), porque tinham pressa e não podiam esperar mais, e também, figurava o Pão da Vida ( Disse Jesus: "Eu Sou o Pão da Vida, quem comer deste Pão viverá para sempre"); o cordeiro tinha que ser imolado e seu sangue passado na verga da porta, esse sangue que Moisés, instruído por Deus, ordenou que se passasse nos umbrais das portas, nada mais era do que a figura do Cordeiro de Deus que exatamente na Páscoa, 1300 anos depois, se entregou para ser morto e como o Cordeiro Pascal, derramou o seu sangue para livrar da morte todos os que através Dele viessem a Deus.

Conforme narra os Evangelistas Lucas, Marcos e também Mateus, que em Jerusalém se comemorava a Páscoa, segundo a tradição desde Moisés, cumprindo a ordem do Senhor: "celebrá-lo-eis por festa ao Senhor como estatuto perpétuo". Mas Jesus sabia que aquela era a mais importante de todas as comemorações da Páscoa, sendo aquela determinada por Deus, para que Ele fosse entregue como Cordeiro Pascal. Ele disse: "...daqui há dois dias é a Páscoa e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado".(Mateus26:2).

Jesus então convidou seus discípulos para essa comemoração. E eles perguntaram : onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa? E ele então chamando a Pedro e João, os mandou dizendo: olha, vocês irão à cidade (Jerusalém) e lá encontrarão um homem, na entrada da cidade, (acredito que próximo ao Portão de Sião) levando um cântaro de água, esse era o sinal de identificação (pois não era costume homens carregar cântaros e, sim, as mulheres).
Vocês vão seguir aquele homem, por onde ele for e na casa que ele entrar, vocês também entrarão e então dirão ao dono da casa: "O Mestre mandou dizer que o tempo Dele está próximo e Ele quer celebrar em sua casa, a Páscoa com os seus discípulos. O meu Senhor precisa de um lugar para passar a Páscoa” . E chegada a tarde, assentou-se à mesa com seus discípulos e então Ele disse: "Eu desejei muito comer esta Páscoa convosco".

Ah, se pudéssemos adentrar o coração de Jesus naquele momento, para entendermos o verdadeiro significado daquelas palavras. Aquele era o momento!, e aquela era a Páscoa esperada por mais de 3000 anos, desde a queda do homem no jardim do Éden. Era o momento da redenção! O momento de reabrir ao homem pecador, o caminho a Deus. Era o reencontro do homem com o seu Criador!

E Ele tomando o cálice disse: "Esse é o meu sangue que é derramado por vós". O Cálice da nova aliança. E tomando o pão disse: "esse é o meu corpo que eu dou por vós".(Lucas 22:7 a 20). Jesus disse ainda, que cada vez que ceiássemos, fizéssemos em memória Dele. Ele estava se referindo àquela ceia, a ceia da páscoa.

Logo em seguida, o texto narra que Ele saindo dali foi traído por Judas, entregue aos soldados romanos, julgado por Pilatos, que era também uma autoridade romana e em seguida morto pelos soldados romanos, cumprindo a profecia de Isaías 53, que diz que:

"Como um cordeiro mudo foi levado... mas Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si.. e o castigo (que era nosso) que hoje nos traz a paz estava sobre Ele (Ele estava ali em nosso lugar, Ele estava morrendo a nossa morte, pois nós é que pecamos e o preço do pecado é a morte) ...e pelas pisaduras Dele fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos".

Jesus queria naquele momento dizer que, Ele era o Cordeiro Pascal representado por todos aqueles anos, no tabernáculo do deserto, e no Templo em Jerusalém.

Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e outros, foram salvos pela fé Naquele que haveria de vir: O Cordeiro Pascal. Na plenitude dos tempos Deus enviou Jesus (Efésios 1:10) e cumpriu o seu propósito de convergir Nele, em Jesus, todas as coisas, as que estão nos céus e na Terra, as que foram antes e as que viriam depois. Essa foi a Páscoa esperada por mais de 3000 mil anos, desde a queda de Adão e a promessa de Deus que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente. Era o sacrifício completo.

"Temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez" (Heb. 9:10), nos dando ousadia para entrarmos no santuário, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou , pelo véu, isto é, pela sua carne (Heb 10:19 e 20). Pois o véu do templo se rasgou (Mat.27:51).

O véu que separava o lugar santíssimo, onde só o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano, Ele nos deu acesso. Céus e terra esperavam por esse momento. A terra tremeu, houve trevas sobre a terra, as pedras se fenderam, os sepulcros se abriram e mortos ressuscitaram (Mat. 27: 52 e 53).

O mais importante da Páscoa, é que nela Jesus ressuscitou dos mortos, Ele venceu a morte!. Ele não ficou na sepultura, mas saiu dela trazendo as chaves do inferno e da morte. "Pela morte Ele aniquilou o que tinha o império da morte, isto é, (aniquilou) o diabo"(Heb.2:14).
Ele entrou na sepultura como Cordeiro Pascal e saiu como O Vitorioso Leão da Tribo de Judá!

Essa é a ordem de Deus:

"Assim pois comereis: ...esta é a Páscoa do Senhor. ...E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor: em todas as vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." Êxodo 12:14.

É na páscoa que recebemos nossa maior vitória como filhos de Deus! "Porque Cristo, a nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, ...com os pães ázimos da sinceridade e da verdade". I Corintios:5:7.

Comemoremos pois, a verdadeira Páscoa. O Senhor quer passar a Páscoa conosco.
Que todos tenham uma Feliz Páscoa com o Senhor Jesus, o Cordeiro Pascal!

quinta-feira, 13 de março de 2008

RESTAURANDO LARES

Por Jaime Kemp



Quatro fundamentos, pilares que poderão oferecer uma maior sustentação à família, para que ela possa ser sal e luz neste novo século e milênio
"O tempo corre a galope" é uma expressão do século passado, quando o máximo de velocidade que se podia desfrutar, era nos lombos de uma montaria veloz. Hoje, quando o homem já ultrapassou a velocidade do som, podemos dizer que parece que o tempo está passando tão rápido quanto a velocidade da luz! Já estamos no século 21, e em um novo milênio.
Neste tempo que chamamos presente, a família tem sido tragada por um redemoinho de mudanças que está redefinido a vida moderna nas últimas três ou quatro décadas. O próprio valor da família tem sido questionado. Há uma grande tentativa de se redefini-la como qualquer outro grupo social de pessoas que passa a viver junto apoiando-se mutuamente. Independente do motivo, válido ou não, é fato que cada vez mais os pais têm se ausentado de casa bem na época em que os filhos são pequenos e mais precisam deles para serem orientados e seguirem seus exemplos.
O declínio moral e econômico do país têm piorado ainda mais as coisas. Os valores que definem o certo do errado e mantém o compromisso no casamento estão desaparecendo de nossa sociedade. A "substituição" dos pais têm tido paralelo com o aumento do abuso infantil, o qual tem devastado muitos lares.
Como a família, célula básica de Deus para impactar a sociedade, pode transformar um mundo tão deteriorado? Que pergunta difícil de se responder! Em busca de respostas, pude visualizar quatro fundamentos, pilares que podemos construir para oferecer uma maior sustentação à família:
1. Arrependimento e retorno à sensatez 2. O sagrado compromisso do casamento 3. A santidade dos papéis estabelecidos por Deus 4. Herança espiritual para a próxima geração.
1. ARREPENDIMENTO E RETORNO À SENSATEZ
Para que haja transformações em nossas famílias, primeiramente e acima de tudo, é necessário que haja uma renovação espiritual individual. Um arrependimento pessoal que admite e "declara guerra" ao orgulho, egoísmo, auto suficiência, irresponsabilidade, é essencial a uma transformação. A verdade de Deus nunca será experimentada, abraçada e proclamada por um cristão que se agarra a seus direitos.
Esse arrependimento deve ser vivenciado por cada pessoa, realmente em uma esfera individual. A percepção da maldade em nosso coração: "Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto ..." (Jeremias 17.9) nos leva ao arrependimento e a buscar a Deus. Quando isso ocorre, maridos, esposas, filhos já maiores, adultos solteiros, pais solteiros, chegarão ao ponto de clamar, como o fez o profeta Isaías: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios..." (Isaías 6.5a).
Das cinzas de um sincero arrependimento surge uma pessoa restaurada por Deus; alguém que anseia obedecê-Lo em cada esfera de vida, inclusive, na família. Nosso Deus, através da direção do Espírito Santo, transforma o arrependido pecador em um agente catalisador que passará a atuar primeiramente na própria família, e esta consequentemente, fará o mesmo em relação ao mundo a seu redor.
2. O SAGRADO COMPROMISSO DO CASAMENTO
A Palavra de Deus estabeleceu o casamento como uma aliança sagrada a três: marido, esposa e seu Deus, para a vida toda (Gênesis 2.24).
Ao se casarem, os casais deveriam chegar ao altar sem ao menos cogitarem o divórcio como uma possibilidade. Infelizmente, são muitos os que se casam somente com uma "esperança" de que seu casamento perdure até que a morte os separe.
Vivemos em uma sociedade em que a infidelidade é amplamente difundida e usufruída, proveniente de uma ausência total de compromisso, onde consciente ou inconscientemente, já se casa com aquela idéia: "Se não der certo, é só divorciar e partir para outra!".
É notadamente claro na Palavra, que Deus nunca teve uma atitude tão liberal em relação ao compromisso do casamento. O "até que a morte nos separe" implica em uma promessa de cuidar, amar e manter-se fiel ao cônjuge durante toda a vida. Se como família quisermos impactar nossa geração, e nossos filhos a próxima, devemos firmar nossos propósitos para esse tipo de compromisso vitalício.
3. A SANTIDADE DOS PAPÉIS ESTABELECIDOS POR DEUS
Nas últimas três décadas, o movimento feminista tem procurado diminuir as diferenças existentes entre homens e mulheres. Há muitas reivindicações sociais válidas, mas entre elas, há as perniciosas, que têm desequilibrado nossa sociedade. Aquelas mulheres que simplesmente "entram de cabeça" nesse movimento, sem avaliação onde se ignora o ruim e retém o que é bom, acabam prejudicando aos outros e a si mesmas. A própria comunidade evangélica tem abraçado essa ideologia sem questionamentos, chegando a utilizar-se delas.
Como resultado, passou a existir uma grande confusão no que diz respeito ao papel da esposa/mãe e do marido/pai cristãos. Os pais de hoje não preparam mais seus filhos para virem a ser bons maridos e esposas, bons pais e mães. A maioria (até de cristãos) simplesmente desconhece que a Bíblia apresenta em detalhes o papel do pai, marido, dos chefes, dos funcionários, dos filhos, das mães e da esposa, nos dando dicas para um melhor e mais significativo relacionamento.
Tragicamente muitos homens cristãos têm falhado em liderar, amar e servir suas esposas, em parte, possivelmente devido ao machismo e em parte pela ausência de exemplos para seguirem. Por outro lado, muitas mulheres cristãs também não têm sido as ajudadoras que poderiam ser, falhando em dar apoio amoroso, encorajamento a seus maridos, e em criar os filhos nos caminhos do Senhor.
Para que uma família possa influenciar positivamente os que estão a seu redor, é necessário que haja um reconhecimento dos papéis, uma disposição em exercê-los e muita oração com dependência de Deus para executá-lo da melhor forma possível.
4. HERANÇA ESPIRITUAL PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO
A Palavra de Deus ensina que um dos propósitos de Deus para a família é perpetuar uma herança espiritual. Salmo 127.3 nos diz: "Herança do Senhor são os filhos: o fruto do ventre, seu galardão". Os filhos são a imagem de Deus e criá-los de forma a neles desenvolver o caráter cristão é a mais importante missão que qualquer adulto possa receber.
Os filhos serão sal e luz neste mundo, porta-vozes do precioso evangelho à próxima geração. Eles são as "cartas vivas", a mensagem que enviaremos ao futuro.
A maior herança que se pode deixar a um filho, não é uma vasta
cultura, uma carreira bem sucedida, mas sim a orientação que poderá transformá-los em pessoas que venham a ser receptáculos da graça de Deus e que vivam de acordo com a Palavra.
A família que adentrar ao século 21, causará impacto na próxima geração na medida em que impactar seus próprios filhos com valores espirituais, amor e com um caráter cristão. Eles serão os próximos embaixadores de Jesus Cristo aqui na terra!
Que Deus nos capacite a colocar os quatro fundamentos em nosso lar, de forma a influenciarmos positivamente nossos arredores, além fronteiras e até mesmo os confins da terra!
(JAIME KEMP Foi missionário da Sepal durante 31 anos. Hoje é diretor da Sociedade Religiosa Lar Cristão. Foi fundador da Missão Vencedores Por Cristo. É conferencista e autor de 39 livros. Este artigo foi editado na revista Lar Cristão 45 e devidamente autorizado para publicação.)

Fonte:

quarta-feira, 5 de março de 2008

OS MALES DA INTERNET NA VIDA COTIDIANA

Desde que a internet se popularizou no final do século XX, o mundo mudou. Com ela surgiram muitas vantagens que melhoraram o dia-a-dia:

Rede de notícias 24 horas, o que acontece em um canto do mundo, em poucos minuto depois o mundo inteiro já está sabendo; acompanhar cenas de guerra no "front" de batalha ao vivo; realização de compras e saques bancários online (pela internet); "baixar" aquela música que você procurou durante sua vida inteira ou aquela que marcou sua infância e é impossível de achar em CD; ver seu pai, mãe, filho, filha, parente distante que não vê a anos através da webcam; enviar recados para outras pessoas sem precisar mais ir ao correio; criar a sua página pessoal mostrando seu trabalho, pensamento, idéias, etc...

No entanto, tudo na vida tem vantagens e desvantagens, a internet não é nenhuma excessão. Como na vida real, a internet possui várias tentações que podem afetar alguém negativamente, principalmente se tratando da população jovem: crianças, adolescentes e jovens adultos, vítimas mais freqüentes, vítimas dessa nova onda do mundo contemporrâneo.

Jogos online é uma febre entre esse público. Counter-Strike, Ragnarok, Ultima Online, Starcraft, Lineage II, Warcraft III são exemplos famosos de jogos que ocuparam boa parte da vida de muitos dos jovens dos dias de hoje. Por quê?


Quem nunca sonhou em ser um policial e acabar com a raça de traficantes perigosos? Viver o mundo fantástico de Guerra nas Estrelas, Harry Potter e Senhor dos Anéis? Ser por um dia um soldado em uma guerra moderna ou futurística? A internet hoje em dia permite que você realize essa fantasia com milhares de outras pessoas ao mesmo tempo, em um enorme e profundo mundo virtual. É muito legal mergulhar na sua fantasia dos sonhos, não é? E a vida real, como fica?

Esse é o problema. É comum hoje em dia as pessoas dedicarem horas e mais horas jogando na internet, ignorando suas obrigações pessoais e esquecendo sua vida social, ao ponto de faltar aula e trabalho. Alguns jogos como Ragnarok por exemplo, no servidor oficial brasileiro, você precisa pagar uma taxa mensal para poder jogar. Apesar da restrição, o servidor possui uma enorme quantidade de membros jogando por dia, fazendo dele um dos jogos mais populares da internet brasileira. Outros chegam a gastar quase mil reais (dinheiro real!) para comprar de outra pessoa um item (equipamento) raríssimo, roupas e outros acessórios ligados a jogo, tudo para se fortalecer.

Alguns jogos existem inclusive os chamados "clans" e "guildas". São grupos de pessoas de um mesmo jogo que juntos formam um time e passam a jogar quase sempre juntos ou colaborando entre si, dando um sentimento real de cooperação, como se fosse uma empresa de verdade.

Jogos mais simples, sem a enorme profundidade como Ragnarok, Lineage II e World of Warcraft, como Warcraft III e Counter-Strike, a adrenalina e o sentimento de desafio, como um jogo de póquer, sobe a cabeça do jogador, não fazendo-o saber a hora exata de parar. É muito comum pessoas gastarem rios de dinheiro nas lan houses, estabelecimentos comerciais de acesso à internet e jogos online.


Muitas pessoas, estressadas com sua vida agitadíssima ou com sérios problemas pessoas e familiares são alvos fáceis dessa nova onda, uma fuga à realidade. Na realidade é apenas sofrimento, no mundo virtual a história é diferente. Como diz Don Corleone, é uma oferta que você não pode recusar.

Além de jogos online, outro caso cada vez mais comum na internet é a existência de comunidades virtuais, os chamados fóruns. Existem milhões de fóruns hoje em dia na internet, com assuntos distintos. Alguns são diretamente ligados à empresas para esclarecimento de dúvidas, para troca de dúvida entre clientes, suporte online entre outros métodos profissionais.

O mais comum no entanto é comunidade de fãs de determinado assunto. Filmes, desenhos, música, até de sexo. Muitas pessoas vêem ali a chance de encontrar o grupo de amigos perfeito que não têm na vida real e/ou encontrar a sua garota dos sonhos. Você que, por exemplo, adora algo e o seu grupo de amigos detesta fazendo-o achar que está sozinho e sonhando um dia encontrar alguém para compartilhar seus gostos? A proposta é tentadora e muitos não resistem. Nesses casos, geralmente, se envolvem com pessoas desconhecidas e se afastam dos amigos reais e familiares para dedicar à vida aos recém descobertos "novos amigos". Muitos deles, no entanto, mudam drásticamente seu estilo de vida e, muitas vezes, são influênciados negativamente pelos mesmos, passando a desvalorizar os verdadeiros amigos e pessoas próximas.

Programas e sites de comunicação online, como MSN Messenger, Orkut e ICQ, os mais famosos para exemplificar, são capazes de se comunicar instâneamente com milhares de pessoas e são capazes de serem adicionados em uma lista de amigos escolhidos pelo usuário. É possível conversar simultâneamente com milhares de pessoas, amigos ou desconhecidos.

Tal capacidade de contato encanta muitas pessoas, fazendo-as ficarem presa no computador conversando horas e mais horas sem precisar perder seu tempo saindo de casa e/ou gastar dinheiro com condução. Novamente, não se sabe exatamente, no caso de um desconhecido, se a pessoa é de fato quem ela diz que é. Há casos famosos quando rapaz, por exemplo, combinou de se encontrar com uma garota, que ele não conhecia pelo MSN. Para sua surpresa, deu de cara com dois bruta-montes e tomou uma grande surra... caiu no trote!

Em outro caso, uma garota mandou uma foto monstrando ser uma bela loira de olhos azuis com um corpo escultural para outro rapaz pelo MSN. Encantado, o rapaz combinou que a receberia na rodoviária, ela morava em outra cidade. Para sua surpresa, ela não era nem de perto o que havia sido mostrado e, decepcionado, abandonou-a ali mesmo.

Muitas pessoas, tão empolgadas com o programa, não saem um minuto da máquina. Isso afeta bastante os jovens principalmente, quando os pais querem ter uma conversa séria, o que eles ouvem é: "Espera estou ocupado! Depois eu falo" ou "Não enche o saco". Tornando-o rebelde e saindo do controle dos pais. A troca de amigos reais por amigos virtuais é um problema cada vez mais constante no dia-a-dia. Esse comportamento muitas vezes estimula a rebeldia, comportamento anti-social.

Crimes online são fatos que aterrorizam muitas pessoas. É cada vez mais freqüente as mensagens com vírus nos e-mails, que podem afetar perigosamente o seu computador. Receber "spams" (mensagens de propaganda desagradáveis que lotam as caixas de entrada de muita gente) é muito praticado e pouco punido. Golpes virtuais são também uma prática freqüente do crime cibernético. É possível desviar dinheiro, pegar senhas de cartões de crédito, acessar informações sigilosas, tudo através da internet. O uso de programas chamados de "trojans", são meios eficientes para essas práticas criminosas, por isso é bom tomar cuidado com o que você recebe pelo MSN, ICQ, e-mail, qualquer programa de contato.

Hackers são outros criminosos online, que já viraram tema de vários filmes e livros. Eles, usando técnicas e programas adequados, podem invadir determinado computador e roubar dados e arquivos preciosos. Conseguem também invadir o gerenciamento de uma determinada página online, podendo inclusive apagá-la por completo. A ação dos hackers se dá por causa da existência de um IP. O IP é, resumidamente, seu endereço em toda a rede online. Um ladrão para realizar um assalto precisa saber o endereço de sua vítima, certo? Na internet a situação é a mesma. Proteger seu IP é vital para evitar ataques de hackers.

Sites populares na internet como Orkut e YouTube, o primeiro de relacionamentos e o segundo de vídeos, já viraram polêmica de grande repercussão. No Orkut, um site onde é possível se criar uma página pessoal, citando suas preferências, motivações e até mesmo suas aversões, pode-se adicionar todos os seus amigos que lá se encontram e manter contato freqüente. Possível também adicionar comunidades de acordo com suas preferências.

Nessas comunidades do Orkut, muitas delas fazem apologias racistas, criminosas e pornográficas. É comum encontrar "Eu fumo maconha", "Sou do comando vermelho", "Odeio negros" e "Transo muito bem". Já foram registrados inúmeros casos ligados a venda de drogas, encontro para brigas, para assassinatos, exploração sexual, conexão à pirataria e até mesmo a existência de páginas pessoais de criminosos procurados.. Todos fatos que já foram noticiados em jornais e revistas.

A Internet hoje em dia é muito importante de fato e pode melhorar muito a vida de todos, como ao mesmo tempo, pode trazer malefícios.

(Yon Dourado é estudante de Jornalismo - UERJ).

segunda-feira, 3 de março de 2008

ORKUT, DESVIANDO CRENTE SEM QUE ELES PERCEBAM!

Viajando por essa imensidão que é o Orkut tenho me deparado com diversas coisas que no meu ponto de vista desagrada e muito ao Senhor.
1- Auto Promoção!

Tenho observado muitos evangélicos se auto promovendo e deixando de promover a palavra do Senhor. São frases, nomes e fotos que dá um "destaque" para aquela pessoa como se ela fosse o centro. Muitos evangélicos do Orkut querem popularidade, triste constatação!

Algo que me chamou atenção foi um tipo de foto que tem uma montagem onde existe um cenário e duas pessoas sentadas olhando um quadro com a imagem de um "evangélico". Auto promoção, destaque para ele, quer ser admirado. Essa montagem é abominável, parece que estou vendo dois católicos sentados admirando um "santo de madeira".


Existe outros tipos de fotos que não precisam nem de cenário porque tem frases anexadas e poses que denunciam a auto-promoção.Amigo e irmão em Cristo, se você tem Orkut tome muito cuidado, o diabo é sujo e tem enganado a muitos sem que eles percebam. O cristão pode sim ter orkut, mas tem que vigiar em dobro!

Se auto-promover, se auto-elevar, se auto-destacar é um caminho rápido para a perdição e morte espiritual sem que você perceba. Promova a palavra de Deus!

2- Agora surgiu também as imagens coloridas que muitos acham lindo!
Imagens, hummmm... A coisa tá ficando séria! Vejo diversas formas dessas imagens coloridinhas que parecem inofensivas. São anjinhos, "imagens de Cristo", cachorrinhos, bonequinhas, bichinhos e etc. Um absurdo!!! Se um evangélico for conhecedor da palavra ele jamais usaria dessas imagens para mandar um recado para alguém.Nós criticamos tanto a atitude dos católicos pela dependência que eles tem a imagens e esculturas, agora estamos imitando eles?? Qual quer recadinho agora tem que enviar imagens que eu tenho certeza foi elaborada e enviada diretamente do inferno, porque a palavra do Senhor condena o uso de imagens como vem sido usado e admirado no Orkut. Cuidado!!

Muitos ainda dirão; "isso é uma bobagem, uma imagem de um bichinho com texto bíblico ou mensagem de carinho."-Então mais cuidado ainda porque o diabo tentou Jesus no deserto usando a palavra! Outra coisa, muitas religiões pagãs do passado e do presente usavam e usam da adoração e admiração exagerada a animais, o que é pecado. (Salvo animações onde vai APENAS um texto bíblico, aí sim edifica!)

3- A auto promoção dos líderes das igrejas e pregadores tem ido tão a fundo que os títulos são diversificados e enfeitados:


*Pastor de fogo /Pr. tocha de fogo / Pr. pé de fogo / Pr. canela de fogo / Pr. exorcista aqui o fogo desce / Pr. Jaléco de fogo e aí vai entre milhares...AUTO-PROMOÇÃO como se algo viesse dele mesmo, como se tivesse algum poder pessoal. PECADO DO INFERNO!!!

A glória pertence unicamente ao Senhor, cuidado com essa AUTO-INTITULAÇÃO pecaminosa!

Eu já não concordo com essa mania de fogo pra lá e fogo pra cá, pior ainda com esse tipo de uso pecaminoso e ridículo!

Obs. Não são só pastores que se intitulam assim não, é uma grande massa evangélica no Orkut. Mas graças a Deus não são todos!!

4- Intimidade demais no Orkut
Povo de Deus, cuidado com a intimidade demais no orkut, são homens e mulheres casados trocando palavras amorosas e intimas demais, com pessoas que não é seu cônjuge.

Pude observar por esses dias um homem que se dizia pastor insistindo para uma menina colocar fotos pois ele queria vê-la, insistiu ao ponto da menina dizer; "Não quero que me vejam, quero que vejam Jesus". Glorifico a Deus pela resposta dessa menina e só lamento por esse homem que se diz pastor.

Também tome cuidado com os elogios exagerados a beleza dos outros irmãos do sexo oposto porque isso pode e vai ser interpretado de maneira péssima e dará um mal testemunho para você. E VOCÊ estará errado independente da sua intenção!

Intimidade exagerada, exibição aberta de dados pessoais, família sem privacidade, recados pessoais a amostra, acesso de qualquer pessoa até você...
Cuidado com o Orkut povo de DEUS.

Fonte:
http://vigiandoeorando.blogspot.com/2007/08/orkut-desviando-evanglicos-sem-que-eles.html

Não deixe de comentar.