Pr. David Silva

Pr. David Silva

sábado, 9 de agosto de 2008

O PERIGO DA BÚSSOLA DOURADA

O filme “A Bússola Dourada“, adaptação do primeiro livro de Philip Pullman “Os Reinos do Norte” (9/10 - Editorial Presença), tem sida boicotada por comunidades cristãs e outras, onde as mesmas apelam aos seus mesmos para não assistirem o filme; que é adaptação cinematográfica de um dos livros controversos de Philip Pullman.


O apelo é por conta do risco que as crianças podem correr ao assitirem o filme; pois segundo especialistas em mensagens subliminares, elas podem ser tentadas a ler os livros que, segundo estes, promoveu o ateísmo. Note-se que a trilogia de Pullman foi alvo de imensa polémica, onde já foi pedido até para que esta fosse retirada da categoria infanto-juvenil. O filme estreará nos cinemas em Dezembro deste ano e conta com os actores Nicole Kidman e Daniel Craig.



Veja o que diz um e-mail postado num blog:


Hoje recebí o seguinte email:


Golden Compass Movie – rated PG-13 (O filme - A Bússola Dourada - classificada para maiores de 13 anos) "... Para que não sejamos sobrepujados por Satanás, pois não desconhecemos os seus desígnios... (2 Coríntios 2:11)" O trailer do filme parece cativar especialmente porque é uma grande produção de Hollywood – " "Assim, pois, não estejamos dormindo assim como fazem os demais, mas fiquemos despertos e mantenhamos os nossos sentidos...(1 Tessalonicenses 5:6)" Vai estear um novo filme para crianças que sairá em Novembro, intitulado "A BUSSOLA DOURADA".


O filme tem vindo a ser descrito como "ateísmo para crianças" e é baseado no primeiro livro de uma triologia intitulada "SUAS SOMBRIAS MATÉRIAS / ASSUNTOS " que foi escrito por Phillip Pullman. É um universo de fantasia onde bruxas são boas, o Cristianismo é mau, e onde no fim de tudo, Deus morre. O próprio Pullman não tem certeza se ele próprio é ateu ou agnóstico, mas as suas próprias palavras não deixam dúvida que ele tem uma forte aversão (repugnância) pelo Cristianismo pelo menos do modo que ele o encara. Ele disse em 2001 em entrevista, " estou tentando minar os alicerces das crenças cristãs," e dois anos mais tarde disse a um outro jornal, " os meus livros são sobre matar Deus."


Enquanto o filme " A bússola dourada" em si possa parecer suave (brando) e inocente, os livros são uma história totalmente diferente. Na triologia, uma jovem rapariga fica presa numa luta épica para no fim de contas derrotar as forças opressivas de um Deus senil. Um outro personagem, uma ex-freira, descreve o cristianismo como " um muito poderoso e convincente engano (erro)." No livro final, personagens representando Adão e Eva eventualmente (finalmente) matam Deus, o qual ás vezes é chamado de Yahweh. (Jeová, o nome explícito de Deus) Cada livro na triologia fica rogressivamente de forma mais grave; (deforma mais doente;) com respeito ao ódio de Pullman por Jesus Cristo. "A BUSSULA DOURADA" está previsto estrear (em Portugal ) a 6 de Dezembro 2007(quinta-feira), (com Nicole Kidman num dos papeis principais) e já está a ser fortemente publicitado.



O filme em si foca-se numa jovem de 12 anos chamada Lyra e no seu daemon ponunciado "demon" significa: demónio; Satã) – sendo este a sua alma na forma de um animal falante. De facto, no seu mundo, toda a gente tem um daemon, o qual pode variar de um macaco até um leão. No início do filme o amgo de Lyra, Roger é raptado, e esta apronta-se para o procurar e encontrar. - No 2º livro da triologia, " O PUNHAL SUBTIL" um dos personagens principais, Will, é informado que possui " a única arma no universo"— um punhal mágico— que pode "derrotar o tirano." Will é informado que esse tirano, é "A Autoridade. Deus" -- No "BINÓCULO DE AMBAR" o 3º e último livro da série, Will, é informado por dois anjos caídos (expulsos do céu), homossexuais, -- que " A Autoridade" tem muitos nomes, "Deus, o Criador, o Senhor, Yahweh (Jeová), El, Adonai, o Rei, o Pai, o Todo-poderoso." Estes foram nomes que Deus "deu a si próprio" apesar "nunca ter sido o criador."Além disso, é dito a Will, a Autoridade simplesmente foi o primeiro anjo formado do "pó" e desde então Deus passou a dizer "àqueles que o seguiram que foi ele que os criou"Nessa mesma entrevista ele falou sobre o seu desejo de escrever livros para todas as idades."...eu queria alcançar toda a gente, e o melhor modo de alcançar isso foi escrever para as crianças na esperança que elas digam aos pais… que foi o que aconteceu, disse Phillip Pullman. A triologia acaba com Lyra, Will e os seus companheiros matando "Deus" e então resolver como o seu próprio relacionamento irá continuar dali prá frente. (eles estão apaixonados)Holz (?) diz-se preocupado com o impacto que os livros trarão sobre as crianças."



Não apenas a história tem um profundo componente anti-cristão, mas o [Pullman ] está a apontar essa história a crianças que podem não ter o discernimento para observar ou compreender a mensagem que ele está a passar," . "… eu penso que os cristãos precisam estar cientes (prevenidos) de onde lhe vêem as ideias..., disse Holz (?)



Os promotores do filme esperam que pais desatentos levem os seus filhos a ver este filme, e que gostarão do filme. Por favor repasse esta informação a todos que conhece.Isso ajudará a instruir os pais para que estes saibam quais são de facto os verdadeiros objectivos por detrás do filme.



Estou a enviar isto a todos vós que tendes filhos ou amigos com filhos, netos ou que de alguma forma têm influência na vida das crianças. Tantas coisas hoje são escuridão escondida no que parece ser inocente. Cuidado com o passarinheiro!



Fontes:Gibson, John. "The Big Story with John Gibson." Fox News Network. 9 October 2007 . Hitchens, Peter. "This Is the Most Dangerous Author in Britain ." = (este é o mais perigoso autor da Grã Bretanha) Mail on Sunday. 27 January 2002 (p. 63). Hoyle, Ben. "Pullman Writes a Book That Will Shed Light on Darkness of His Beliefs." = (pullman escreve um livro que irá projectar luz na escuridão das suas crenças) The [London] Times. 1 August 2007 (p. 9).Meacham, Steve. "The Shed Where God Died." = (galpão, barraco; cabana, onde Deus morreu) palhoça; curral The Sydney Morning Herald. 13 December 2003. Miller, Laura. "Far from Narnia."The New Yorker. 26 December 2005. Pauli, Michelle. " Pullman Wins 'Carnegie of Carnegies.'" The Guardian. 21 June 2007 .Wartofsky, Alona. "Philip Pullman's Trilogy for Young Adults Ends with God's Death, and Remarkably Few Critics." = (Triologia de philip Pullma para jovens adultos acaba com a morte de Deus e consideravelmente poucas criticas) The Washington Post. 19 February 2001 . Sunday Mirror. "Kidman Movie Is 'Atheist.'21 October 2007 (p. 24). "(o filme de Kidman filme é Ateísta) (Excerto em língua inglesa, tirado da Wikipedia acerca deste sujeito e que fala do ataque dele à religião.).



Fonte:



Nenhum comentário: