Pr. David Silva

Pr. David Silva

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe suína: será o apocalipse?

Um terremoto de cerca de 6 graus da escala Richter atingiu nesta segunda-feira a Cidade do México, segundo informações do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.Vários prédios foram abalados e tiveram que ser evacuados. Centenas de pessoas esvaziaram os prédios da capital, muitos delas usando máscaras cirúrgicas por causa do surto de gripe suína, que já pode ter matado 149 pessoas.


O analista do USGS Don Blakeman disse que o terremoto foi sentido com intensidade na Cidade do México porque o epicentro, a 240 quilômetros da capital, no estado de Guerrero, a 50 quilômetros de profundidade, é relativamente perto e o tipo de solo da capital tende a intensificar os tremores.




Muitos mexicanos dizem que o que parece que está acontecendo é o apocalipse, afinal já estão muito abalados com o surto da gripe suína que acometeu a região. Em minha opinião, a gripe suína deve ser controlada, e rápido, antes que uma tragédia como a da Gripe Espanhola do século XX afete o mundo.




Na minha família, por exemplo, minha bisavó foi vitimada, assim como outros membros da família, o que acaba por si só levando a certa apreensão com as notícias que chegam. Agrava-se ainda com fato de termos parentes no exterior e o surto está se espalhando mais rapidamente, tanto na Europa como na Ásia. Mais preocupante ainda é o fato de não existir qualquer vacina capaz de proteger contra o vírus, e dessa vez ele aparentar ser bem mais grave do que os surtos anteriores de gripe aviária e da "vaca louca".




Esperamos que esse fato não seja o prenúncio, de fato, de um apocalipse e que o problema seja resolvido de forma rápida e eficiente, principalmente para os mexicanos, que agora padecem também em razão do terremoto que assolou a segunda cidade mais populosa do planeta, a Cidade do México.

Governo mexicano confirma mais três mortes pela gripe suína
Pelas contas da Secretaria de Saúde mexicana, já são 15 os mortos.Desses, apenas nove são contabilizados no último boletim da OMS.
O último relatório do governo mexicano indica mais três mortes confirmadas pela gripe suína. Com isso, segundo a Secretaria de Saúde do México, já são 15 os mortos, dentre os 348 casos confirmados da doença. Ainda segundo as autoridades mexicanas, 300 desses casos são de pacientes que já tiveram alta do hospital. No Brasil, há sete casos suspeitos, mas nenhuma confirmação.

Os números apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) também tiveram aumento: agora, segundo o órgão internacional, há 367 casos de infecção pela influenza A(H1N1), nova forma adotada para chamar a gripe suína. Esses casos estão distribuídos entre 13 países.

O décimo-quarto país, a Coreia do Sul, deve entrar em breve nos números da OMS. O governo sul-coreano comunicou na noite desta sexta-feira o registro do primeiro caso confirmado por lá -- é uma mulher de 51 anos que retornou recentemente de uma viagem ao México.



Publicada em 28/04/2009 às 12h02m


Nenhum comentário: