Pr. David Silva

Pr. David Silva

domingo, 10 de fevereiro de 2008

SANTIDADE OU IGNORÂNCIA?

Uma matéria vinculada na mídia, de forma genérica, principalmente na Internet, no final do ano passado, a qual teve com tema: Homem corta pênis por causa de religião em SP!, nos leva à uma reflexão:

Atitudes semelhantes a esta é uma demonstração de santidade ou de ignorância?

Um homem de 32 anos de idade, separado da mulher há poucos dias, cortou o próprio pênis por pensar que sua religião não aceitava o fim do seu casamento e o proibia de se relacionar com outras mulheres que não fossem sua esposa. O caso aconteceu na noite dessa segunda-feira, em Tanabi, interior de São Paulo, a 478 km da capital.

Freqüentador da igreja Congregação Cristã do Brasil, J. R. C. há mais de um ano não convivia com a mulher, de quem não se divorciara porque a separação de casais somente é permitida pela igreja em caso de adultério. O casal havia se separado por incompatibilidade de gênios.

O homem entrou no banheiro de sua casa, no conjunto Centenário, periferia de Tanabi, e deu início a automutilação usando uma tesoura caseira. A polícia foi chamada e, ao chegarem no local, os bombeiros e PMs o encontraram sentado no vaso sangrando muito.

"Quando chegamos, ele jogou a tesoura fora, mas a quantidade de sangue nos assustou", disse um PM que atendeu a ocorrência. O mesmo policial militar, que não quis ser identificado, disse que o homem tinha se separado havia pouco tempo da mulher, com quem era casado havia alguns anos.

"Ele ficou revoltado ao saber que não poderia manter relações sexuais com outra mulher e também não queria largar a igreja", contou o PM.

O homem foi levado ao pronto-socorro da Santa Casa de Tanabi para atendimento de emergência.

A pedido da família, nem a polícia nem o hospital quiseram passar mais informações sobre o caso. Uma atendente do hospital disse que o pênis não chegou a ser decepado, no entanto, a informação não podia ser confirmada oficialmente.

O ancião (guia espiritual) da igreja em Tanabi, Saulo Cândido da Silva, disse que em 37 anos de congregação nunca viu algo semelhante. "Nunca vi isso na vida. A doutrina de nossa religião, que é evangélica e igual a de outras, não proíbe, mas apenas recomenda que não se faça sexo fora do casamento. Ela também só aceita a separação se for por motivo de infidelidade, mas as pessoas são livres, ninguém é perfeito", diz.

Ele disse ter conversado com o homem domingo e que recomendou uma aproximação do casal. "Como eles não queriam se divorciar porque não havia adultério, a gente tentou uma reaproximação, mas pelo jeito ela não aceitou", contou Cândido. Ele disse que ainda vai promover um novo encontro do casal para tentar uma reconciliação.

(Redação Terra, por Chico Siqueira)

Fonte: www.terra.com.br


Isto nunca poderia ter sido classificado como uma atitude de quem quer viver em santidade ou que foi por causa da religião, masque foi uma insanidadeque; pois é algo que demonstra total falta de conhecimento do que é ser cristão e de uma estupidez imensurável!

Não são os sacrifícios ou autoflagelos que irão nos tornar mais santos, mas o exame dos Escritos Sagrados procedidos da observância dos mesmos.

Jesus condenava atitudes semelhantes ou qualquer outra forma de se tentar chegar a Deus ou agradá-LO por meio de esforços humanos; mas ao contrário, Ele disse que o povo erra por não conhecer as Escrituras. (Mt. 22.29).

Um dos textos que falam de mutilação é Mateus 5; porém, o mesmo não recomenda uma mutilação física, mas é uma alegoria que expressa o cuidado que devemos tomar para com a nossa vida quando o assunto é o pecado, para não irmos parar no inferno:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que, qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a, e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca, do que seja o teu corpo lançado no inferno. Também foi dito; Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo, que, qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa da prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. (Mt. 5.29-32).

O melhor é ficar com o que o Mestre recomendou aos religiosos:

“Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mt. 9.13).

Pr. David Silva.

Nenhum comentário: