Pr. David Silva

Pr. David Silva

sábado, 27 de outubro de 2007

ABRAÇAR FAZ BEM À SAÚDE!

Terapia do Abraço”, uma forma de tratamento que utiliza o abraço.


“Um abraço faz com que você se sinta bem o dia todo”, garante. Mas o verdadeiro abraço é a expressão de uma disponibilidade interior para acolher os outros com que nos encontramos pelos caminhos da vida. Uma forma simples de oferecer apoio, ajuda. É uma terapia que se baseia na criança que nos habita. No lado espontâneo, irracional, instintivo, que existe em cada um de nós. E abraçar bem é algo que se aprende.

A psiquiatra americana Kathleen Keating disse que “Quem tem pouca auto-estima tem dificuldade em abraçar.”

• Para abraçar, não é preciso haver atração física. E um abraço fisicamente íntimo nunca substituirá um bom abraço terapêutico.

Kathleen aconselha: “Abrace freqüentemente os seus filhos, a sua mulher, o seu marido, os seus amigos. Veja como um dia cheio de abraços lhe pode trazer bem-estar, auto-estima e serenidade.

O toque é sem dúvida uma das primeiras terapêuticas descoberta pelo ser humano. Massagear uma zona dorida do corpo, dar um beijinho para aliviar, soprar .... são ações de cuidado afetivo e curativo.

O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário. A pesquisa cientifica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque é absolutamente necessária para o nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional.

O toque terapêutico, o que é reconhecido como uma ferramenta essencial para a cura, constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vários grandes centros médicos. O toque é usado para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade. Vários experimentos demonstram que o toque pode: fazer-nos sentir melhor com nós mesmos e com o ambiente à nossa volta, provocar mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e é tocado.


Fonte pesquisada:

cohttp://soniarmb.multiply.com/journal/item/623









Nenhum comentário: