Pr. David Silva

Pr. David Silva

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A ORIGEM DOS PROBLEMAS FAMILIARES

Os problemas familiares têm duas origens: espiritual e carnal. Jesus disse que o ladrão veio somente para roubar, matar e destruir (João 10:10). O diabo inicia a destruição da família pelos problemas espirituais advindos das maldições hereditárias e das sentenças de maldições diárias. Essas maldições diárias vêm por meio de palavras mal ditas e, principalmente, pela falta de perdão na família, o que acarreta inúmeros outros problemas espirituais e materiais. Quando não há perdão entre os cônjuges, na maioria dos casos a situação se torna insustentável, pois a falta do perdão para possíveis deslizes de um dos cônjuges gera acusações. Quando um casal começa a “desenterrar os seus defuntos”, fatos passados e ruins que marcaram as suas vidas, uma guerra é deflagrada. E toda guerra ou guerrilha interessa, exclusivamente, a Satanás, que é o nosso acusador (Apocalipse 12:10). Um casal que verdadeiramente serve ao Senhor Jesus deve seguir os passos d’Ele. Deus afirma que, ao aceitarmos Jesus, Ele, por amor, perdoa todas as nossas iniqüidades e todos os nossos pecados e os lança no esquecimento total (Isaías 43:25). “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus [...] É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8:1,33-34) Por isso, a liberação do perdão é imprescindível na vida do casal para um bom relacionamento familiar. Até mesmo para obtermos respostas às nossas orações, precisamos primeiramente perdoar uns aos outros (Marcos 11:24).

Os problemas carnais afetam toda a estrutura familiar, pois o principal alvo do inimigo é a alma dos cônjuges. Uma vez afetada, a alma atrai uma série de problemas para a vida do casal. Esses problemas geram raízes de amargura, ódio e ressentimento que abrem verdadeiras brechas espirituais por onde o inimigo entra. Veja alguns exemplos:

a) Psicológicos: falta de carinho, afeto, complexos de inferioridade ou superioridade, inveja, depressão, apatia, que é a inacessibilidade à emoção, paixões, imaturidade, além do egocentrismo, que é a adoração ao próprio ego – o “eu” – e ciúme possessivo. Ciúme é o sentimento produzido pelo medo de que a pessoa amada prefira outrem. Possessivo significa dominador, sentir-se o verdadeiro dono, proprietário, o que subjuga. Saiba que o ciúme exagerado não é prova de amor, mas de insegurança, e se torna um dos maiores canais de mágoa, de ódio e de amargura.

b) Culturais: machismo, feminismo, liberalidade e outros conceitos. A cultura pode mudar de um estado para outro, de uma família para outra. Por exemplo, quando um homem, acostumado com o jeito recatado da mulher de alguns estados do Nordeste, se casa com uma mulher desinibida, de hábitos diferentes, ele pode não se adaptar e muitos desentendimentos virem a decorrer dessa diferença.

c) Pessoais: desajustes físicos, falta de tempo para Deus e para a família, problemas financeiros, stress e outros problemas aos quais está sujeito o ser humano.

Esses problemas, além de trazer sérias conseqüências para a vida do casal, acabam atingindo a todos os que fazem parte da família:
Causam dores, mágoas e ressentimentos aos cônjuges.
Destroem o relacionamento do casal, levando-os à separação, ao divórcio, o que contraria a vontade de Deus para a família (Malaquias 2:16).
Causam traumas nos filhos, e muitas vezes prejuízos irreparáveis.
Mancham a santidade do casal perante Deus, o Criador e Autor da família. (Hebreus 13:4).
Criam medos e distúrbios que abrem as portas para o adversário de Deus que, conseqüentemente, é inimigo da família.

Mágoa, ódio e ressentimento são assuntos abordados com maior profundidade no livro: A quatro passos da libertação do corpo, alma e espírito, no tópico: “A cura da alma”. Confira, pois será uma bênção na sua vida.
(Extraído do Livro: A FELICIDADE DA FAMÍLIA QUE SERVE A DEUS – do Pr. David Silva).

Nenhum comentário: