Pr. David Silva

Pr. David Silva

sábado, 19 de janeiro de 2008

AMOR EXIGENTE NÃO É CONTRA O JOVEM

Hoje vamos responder a uma pergunta que muitas pessoas formulam: O Amor Exigente manda o pai colocar o filho drogado fora de casa? a resposta é mais longa do que sim ou não.

O Amor Exigente não "manda", mas orienta, mostra caminhos, e o pai e mãe decidem o que querem fazer em relação ao filho que causa problemas no lar.
Consideramos que a família seja um grupo de pessoas sob um mesmo teto, tendo os mesmos interesses, cooperando entre si para atingir seus objetivos.

Consideramos também a grande influência que os elementos da família exercem uns sobre os outros. Qualquer um pode observar como o grupo familiar acaba tendo posturas parecidas, timbre de voz, maneira de atender o telefone, enfim, maneiras de ser semelhantes, até que influências externas comecem a ser mais fortes.

Quando essas influências externas começam a crescer e com elas entra a droga, a familia perde a sua harmonia, os comportamentos começam a se complicar, a se chocar, aparece a agressividade ou a apatia e falta de interesse por tudo (escola, trabalho, bem-estar familiar) a familia se desequilibra, os pais perdem o rumo, a direção a seguir, os outros filhos se revoltam. Nessa hora, se os pais quiserem salvar a familia, devem parar, se orientar, pedir ajuda de quem já passou pelo problema, controlou ou solucionou. Se os pais procurarem o grupo de Amor Exigente, serão orientados a deixar o filho escolher onde ele quer viver: ou continuar vivendo com a familia de origem, seguindo suas regras e valores éticos, ou passar a viver com pessoas diferentes que ele conheceu na rua ou escola.

O Amor Exigente, então, não expulsa o filho drogado de casa, mas pede que ele escolha em que grupo ele quer participar, a que grupo ele quer se igualar, cooperar, - a familia ou o grupo de droga. Nós, pais do Amor Exigente, não somos um grupo de adultos contra o jovem: somos a favor do jovem e, por isso, queremos salvá-lo, quando ele está perdido. É por amor ao jovem que dedicamos parte de nossas vidas a esse trabalho voluntário, estudando, nos informando e tentando acertar cada vez mais, sempre com muita perseverança e dedicação amorosa.

"Nós amamos, mas não aceitamos o que você está fazendo" - esta é uma frase básica do Amor Exigente. Nós o amamos, mas não aceitamos o que você está fazendo com você, conosco, pais, irmãos, avós, tios. Você, meu jovem , tem que escolher entre a garrafa e familia, entre a droga e sua casa.

A droga e a bebida fazem do jovem o que ele não é. Um filho drogado não é aquele filho que a mãe gerou, amamentou, embalou, se encantou com as primeiras palavras, levou para seu primeiro dia de escola. Esse filho jovem, de olhos lustrosos ou vermelhos, esse filho que ora não quer sair da cama, e ora agride com palavras e gestos em reação a qualquer negativa que recebe dos pais, esse filho não é seu filho... ele é filho da droga, ele é filho da rua. Então, pai, mãe, você tem sim que ter coragem de tomar uma atitude e pedir para ele escolha seu caminho. A resposta à pergunta formulada é: - Não. Mas a familia lúcida e corajosamente tem que agir para salvar seu filho e, mais do que isso, salvaguardar a harmonia familiar.

As reuniões de Amor Exigente são tambem para quem quiser prevenir problemas de comportamento inadequados. O melhor é prevenir. Segundas-feiras, 20 horas, Rua Marechal Deodoro, 388 - Marilia - SP. Você está convidado. Junte-se a nós.

Por Vera Lorenzetti Gelás - Coordenadora do Grupo de AMOR EXIGENTE - MARILIA

Fonte: http://www.pautaantidrogas.com.br/pages/artigos_44.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha filha esta nas drogas...ala tem 21 anos...estou a procura de ajuada. Fui conhecer esse grupo de apoio e fiquei um pouco asustada...não gostei da forma que meu caso foi tratado...senti que as pessoas que ali estavam deveriam ter ajuda de um terapeuta da area. Minha experiencia não foi nada boa.
Rebeca