Pr. David Silva

Pr. David Silva

domingo, 27 de janeiro de 2008

PAINEL ESCRITO "SOROCABA É DO SENHOR JESUS" GERA POLÊMICA

BRASIL (*) - Na última segunda-feira (20) um manifesto pacífico atraiu guardas municipais e gerou revolta em alguns cristãos em Sorocaba. Um grupo de pessoas cobriu com uma lona um totem – situado na avenida Dom Aguirre – onde está impressa a frase "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo". Por cima da lona foram colocados os dizeres: "Sorocaba respeita e acolhe todas as religiões".

O totem foi coberto às 13 horas e, meia hora mais tarde, a primeira equipe da Guarda Municipal chegou, inicialmente para averiguar o que ocorria.

Pouco depois, um homem ligado a uma igreja – mas que não se identificou – entrou em atrito com os manifestantes, que foram obrigados a descobrir a placa sob o risco de serem detidos e levados para a delegacia. O grupo informou que não sabe se recolocará a faixa.

"Não classificamos isso como protesto, mas sim como uma correção. É apenas uma forma de tornar esse monumento mais democrático, uma vez que nem todas as religiões reconhecem a figura de Jesus. Não somos contra Jesus, mas é falta de respeito impor uma crença. A liberdade de escolha deve ser prioridade numa democracia", disse o comerciante Marcelo Bodelon Filho, um dos organizadores do ato. Ao todo, cerca de 30 pessoas colaboraram no rateio para o pagamento da faixa.

Vereador critica atitude

O vereador Carlos Cezar (PTB) foi quem fez o requerimento para a instalação do totem ao prefeito Vítor Lippi, que em dezembro de 2006 autorizou sua colocação. O vereador classificou o manifesto como um ato de desrespeito à comunidade cristã.

"O totem não visa criar uma guerra religiosa. Eles cometeram um crime contra um bem público. De maneira alguma o totem é uma forma de impor uma religião", afirma.

Segundo a assessoria da Prefeitura, a instalação do totem atendeu a uma reivindicação das comunidades católica e evangélica, as duas maiores de Sorocaba. Em nota, a assessoria declara que a prefeitura aceita debater o assunto, desde que haja contato por parte dos interessados.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=4172
http://www.meg.org.br/wmview.php?ArtID=259

Nenhum comentário: