Pr. David Silva

Pr. David Silva

sábado, 19 de janeiro de 2008

AMOR EXIGENTE X USO DE DROGAS

É uma luta desigual. De um lado pais e professores, enfraquecidos pelo medo e pelo preconceito, enfrentam o desafio do uso abusivo de drogas por parte de seus filhos e alunos. De outro lado a sedução dos tóxicos, que prometem viagens fantásticas, sair da rotina, poder, coragem, descontração, somada à ação dos traficantes, que sabem muito bem como agir para envolver a juventude e vender o seu peixe. Crianças e jovens diariamente são atraídos para experimentar o fumo, a cocaína e o crack.

Do lado dos pais e professores temos um programa que está dando certo e que se chama AMOR EXIGENTE.

É um programa, uma proposta que está sendo divulgada através de 296 grupos que se reúnem semanalmente e que já estão espalhados por todo o Brasil em 11 estados da Federação. Em Marilia o grupo Amor Exigente está presente desde abril de 1991. São anos de reuniões semanais ininterruptas e de visitas a todas as escolas de 1º e 2º grau oficiais e particulares. Todas os Centros de Saúde da cidade e algumas empresas já foram visitadas, sempre com o intuito de reunir o maior número de pessoas (pais, educadores, empresários, pessoal da área de saúde) em torno dessa idéia de prevenção ao uso inadequado de drogas lícitas e ilícitas. Uma frase muito usada pela proposta resume a urgência da união de todos para entrarmos nessa luta até então desigual:

"Ninguém põe a mão em um vespeiro, mas qualquer um pode matar uma vespa. Sozinhos estamos perdidos; em comunidade encontramos a força".

Estamos falando aqui em luta. Não é luta contra o traficante, mas contra o uso do produto que eles vendem. É uma luta de mercado e nossa função é diminuir a demanda; não para prejudicar nossos adversários, mas para salvar nossos filhos e nossas famílias. Com isso, queremos deixar claro para pais temerosos de se envolver, que nossa função não é perseguir traficantes ou saber onde eles moram ou atuam - nossa função é evitar que nossos filhos comprem.

Todos nós sabemos onde traficantes atuam - eles estão em todos os lugares e penetram em nossas casas através do telefone e de "amigos".

Não queremos enxergar por medo de entrar na luta. Outro medo nosso é reconhecer o uso entre os membros de nossa família ou de nossa escola. Todos nós conhecemos os sinais: o jovem mostra-se ora inquieto, ora deprimido, revoltado sempre. Na escola o aproveitamento decresce. Freqüenta bares e lanchonetes, e muda de amigos. Não há dinheiro que chegue. Pode começar a sumir coisas de casa e folhas de nossos talões de cheque, de preferência as do meio do talão. Trocam o dia pela noite ou deitam de madrugada e levantam ao meio dia. Muitos conseguem manter um uso moderado anos a fio, conseguindo avançar nos estudos e até passando pelo vestibular, o que prejudica o reconhecimento do uso. Eles nos driblam, pais e professores. Contudo as conseqüências danosas aparecem mais cedo ou mais tarde e todos nós saímos perdendo.

Amor Exigente pode ajudar a clarear idéias, planejar estratégias, fortalecer decisões, tornar uma unidade familiar forte, onde pai e mãe assumem seus verdadeiros papéis (principalmente o de controle e comando), se unem e se fortalecem para o desafio da luta, sem medos e sem preconceitos. Não queremos ser vespas isoladas e perdidas. Queremos ser um vespeiro.

As reuniões de Amor Exigente em Marília, acontecem às 2ªs feiras, às 20:00 horas, à Rua Marechal Deodoro, 388. Você está convidado. Junte-se a nós.

Por Vera Lorenzetti Gelás
Coordenadora do Grupo de AMOR EXIGENTE-MARILIA wericaieq

Fonte: http://www.pautaantidrogas.com.br/

Nenhum comentário: