Pr. David Silva

Pr. David Silva

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS INCENDIADA NO QUÊNIA

O incêndio na igreja em Eldoret, a 300 Km da capital, matou pelo menos 50 pessoas.

50 pessoas morreram quando uma quadrilha põs fogo em uma igreja Assembléia de Deus no Quênia.

Uma quadrilha pôs fogo numa igreja que abrigava centenas de quenianos que escapavam da violência eleitora, matando pelo menos 50 pessoas, a maioria crianças, quando a disputada eleição presidencial no país desencadeia uma ameaça de derramamento de sangue naquela que tem sido a democracia mais próspera e estável do Leste da África.

Quatro dias de tumulto matou pelo menos 228 pessoas, enquanto que 70.000 foram removidos no oeste do Quenia devido aos conflitos pós eleitorais , de acordo com o relatório da Cruz Vermelha queniana de hoje.

O recente presidente reeleito Mwai Kibaki disse hoje que os partidos políticos deveriam reunir-se imediatamente enquanto o líder da oposição, Raila Odinga, disse à Mídia Associada (Associated Press) que o governo é culpado do “genocídio” após a violência mortal inflamada pelo resultado da disputa eleitoral.

Crescem os temores de que o derramamento de sangue, que marca a pior crise que o país conheceu nas últimas décadas, desdobre-se em um grande conflito étnico entre os Luo, que geralmente apóiam Odinga, e a tribo Kikuyu de Kibaki.

O incêndio na igreja em Eldoret, a 300 Km da capital, matou pelo menos 50 pessoas, disse um voluntário da Cruz Vermelha que contou os corpos e auxiliou os feridos.
Um repórter e oficial senior de segurança disse que o incêncio na Igreja Pentecostal da Assembléia de Deus no Quenia, onde 200 membros da tribo de Kibaki Kikuyu se refugiaram temendo por suas vidas, foi deliberadamente iniciado por uma gangue de jovens.

“Alguns rapazes chegaram na igreja. Eles lutaram com os garotos que estavam tomando conta , mas foram subjugados e dominados, os rapazes então colocaram fogo na igreja, “disse ele.

O Quênia foi mergulhado num tumulto com a contínua violência por causa da reeleição do Presidente Kibaki, e que envolveu a raiva dos aliados de Odinga. Confrontos com a polícia deixou ao menos 135 pessoas mortas ontem; relatórios atuais sugerem que este número subiu para mais de 200.

O caos eleitoral paralisou o país, que normalmente representa estabilidade numa região tão turbulenta.

Um vídeo da Cruz Vermelha mostrou centenas de casas pegando fogo, fazendas em chamas e rodovias interditadas a cada 10 Km.

Fonte: http://www.meg.org.br/wmview.php?ArtID=257

Tradução: Daniele Oliveira

Nenhum comentário: